O Estúdio de Pilates no Porto
O que é Pilates?
O pilates é uma modalidade que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução e, que tem por base a contrologia, ou seja, trabalha a força e a flexibilidade do corpo, de forma equilibrada e com o controlo dos movimentos.
Esta modalidade proporciona uma reeducação do movimento e, permite, também melhorar a respiração, corrigir a postura, prevenir lesões e reduzir o stress.
Quem pode frequentar aulas de pilates?
O pilates destina-se a pessoas de qualquer idade, sexo ou condição física, incluindo grávidas e/ou idosos. O objetivo principal é adaptar os exercícios do método a cada corpo, visando sempre a melhoria da condição física e da saúde.
A modalidade é aplicada em cada pessoa de forma distinta, pois todos os corpos são diferentes. É necessário ter em conta características como o histórico de saúde, a morfologia e lesões ou patologias já existentes. Com essas informações, desenvolve-se um programa individual específico adequado a cada praticante.
A modalidade pode ser praticada através de dois tipos de aulas diferentes: em Matwork (colchão) e nos Apparatus (máquinas). Conheça as nossas aulas.
Na gravidez, por exemplo, são vários os benefícios.
Saiba mais sobre pilates para grávidas.

Melhore a sua Postura!
CENTRO DE FORÇA

Os músculos do núcleo são responsáveis por sustentar a coluna e os órgãos internos. Durante a prática de pilates, todos os movimentos devem começar com a ativação desta zona.
CONTROLO

Para alcançar um corpo tonificado, os movimentos precisam de ser controlados, esse princípio está intimamente ligado ao foco.
6
princípios
do pilates
FLUIDEZ

Este princípio é responsável por criar movimentos leves. O seu corpo deve fluir entre os movimentos que os conectam naturalmente.
RESPIRAÇÃO

A respiração deve estar sempre sincronizada com o movimento. Inspirar e expirar deve ser natural para acompanhar o trabalho muscular.
PRECISÃO

A precisão afeta a qualidade com que o movimento é executado.
CONCENTRAÇÃO

"A mente controla o corpo" - Joseph Pilates. Quando se concentra na mente, ela transforma o pensamento em movimento, completando-o com eficiência.
As vantagens da prática de Pilates
A modalidade proporciona grandes alterações no corpo e na mente do aluno, ajudando-o a ter uma maior consciência do seu próprio corpo. Para tal, o treino deverá ser o mais individualizado e moldado às necessidades e metas de cada um. Se, por exemplo, estiver a tentar emagrecer, a prática da modalidade pode ajudar na perda de peso.
Saiba mais sobre a prática e beneficios de pilates aqui.

Os 6 Princípios do Pilates
- Fluidez: Este princípio é responsável por ajudar na leveza dos movimentos. Através da fluidez, o praticante conseguirá ligar os vários movimentos.
- Precisão: A precisão está relacionada com a qualidade e controlo da execução do movimento. Desta forma, não existirão gastos desnecessários de energia.
- Respiração: A respiração deve ser sempre coordenada com o movimento. A expiração e inspiração deve ser o mais natural possível para acompanhar o trabalho muscular.
- Centro de Força: Conjunto de músculos responsáveis por sustentar a coluna e os órgãos internos. Durante a prática da modalidade, todos os movimentos devem começar a partir da ativação desta região.
- Concentração: Como Joseph Pilates disse, “A mente controla o corpo”. Através da concentração, a mente transforma o pensamento em movimento e realiza-o com eficiência.
- Controlo: Para conseguir a tonificação desejada, é importante controlar os movimentos. Este princípio está muito relacionado com a concentração.
Conheça aqui alguns exercícios de Pilates!
Aplique estes 6 princípios nos seus exercícios.