Os inúmeros benefícios de Pilates

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Pilates impõe a quem o pratica concentração, disciplina e equilíbrio.

As vantagens de praticar pilates são muitas. Este conjunto de movimentos controlados e cheios de rigor e método aumentam a flexibilidade dos seus praticantes, ajudando a tonificar o corpo e a permitir um melhor conhecimento do nosso corpo.

Mas este autoconhecimento não se prende apenas ao aspeto físico, graças a Pilates temos também a hipótese de nos conhecermos melhor, de diminuir o stress e a ansiedade. Pilates também se pode desenvolver como um método terapêutico e é excelente para fortalecer os músculos, principalmente os músculos das costas e da zona abdominal.

Mas, mulheres alegrem-se!

Pilates, além de fortalecer alguns músculos, ainda tonifica o nosso corpo, ajuda-nos a ficar com a barriga lisinha e ajuda-nos a despedir da celulite. Pilates aperfeiçoa a respiração e favorece a manutenção de uma postura correta.

Os benefícios de Pilates são inúmeros e não se prendem apenas a populações idosas ou com patologias. Pilates vai muito mais além disso, Pilates não se foca apenas em exercícios por si só, mas sim numa metodologia aplicada a cada pessoa, a cada corpo, a cada estrutura. Dificilmente temos uma aula igual. Na verdade, cada corpo é um corpo!

  • Mais Mobilidade

Comecemos pela mobilidade. É muito comum depararmo-nos com pessoas com vidas extremamente sedentárias, que passam horas numa cadeira ao computador e que ao fim de dia de trabalho ainda têm uma viagem de carro até casa. E se o nosso corpo foi “feito” para se movimentar tudo isto acaba por ser anti-natura!

Perdemos mobilidade, sentimo-nos mais tensos e movimentos básicos como movimentar, baixar, levantar, puxar, empurrar e rodar parecem por vezes maratonas infindáveis.

Nas aulas de Pilates trabalhamos os movimentos básicos e todas as estruturas que os envolvem. Porque muitas vezes o erro é trabalhar o problema e não a causa do problema. Onde tudo começou. Associado a esta falta de mobilidade e de movimento vêm por vezes associadas as dores. E atenção que nenhum caso é igual ao outro.

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  • Menos Dores

O corpo reage com dor sempre que não está confortável com determinada situação. As dores articulares normalmente são as primeiras a surgir, associadas a dores de costas e a más posturas ou posturas compensatórias que nos trazem as descritas dores no “fundo das costas” ou na cervical.

As aulas de pilates para serem benéficas devem ser individuais, uma vez que cada dor é diferente e cada resposta do corpo também é diferente. Mas não pense que é preciso sentir dor para fazer pilates. 

As aulas são sempre adaptadas e hoje em dia, atletas olímpicos e de alta competição também o praticam. O objetivo é de maior harmonia e equilíbrio corporal, trabalhando força, flexibilidade sempre em consciência. Fazemos e compreendemos o que estamos a fazer. 

  • Melhor Respiração

A respiração também é muito importante, mas ao mesmo tempo tão natural. Nascemos a respirar… mas será que sabemos respirar? A oxigenação muscular e celular é muito, muito, muito importante. Todo o trabalho desenvolvido nas aulas é neste sentido, devolver ao corpo as capacidades que ao longo do tempo fomos perdendo.

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Já pensou na facilidade com que uma criança se move? Os benefícios são imensos e vão ainda mais além dos aqui descritos. Desde o trabalho das fibras mais curtas, à musculatura respiratória e postural, aos músculos atónicos (músculos que perderam a sua tonicidade – força – normal), à força, flexibilidade e consciência corporal.

Queremos devolver, em Pilates, a capacidade do corpo voltar à estrutura equilibrada, em pé. Aconselhamos sempre que seja realizada uma avaliação postural, entendendo a história e passado desportivo de cada pessoa. Só assim se consegue um bom trabalho. Confie. Gradualmente os efeitos são notórios!

Visite-nos e Experimente!