Os melhores exercícios de Pilates para iniciantes
Existe uma panóplia de exercícios de Pilates. Cada um com a sua função e cada um com a sua forma de evolução. Cada exercício tem pequenos exercícios de introdução e evolução. Por isso, é muito importante que compreenda quando e como passar à fase seguinte.
Nas aulas de Pilates o Professor observa e define quando será o momento. É importante que respeite sempre o seu corpo e o tempo que ele necessita para se adaptar e readaptar.
Tudo em Pilates faz sentido e tem um sentido. Para cada pessoa as etapas podem e devem ser diferentes. Aceite o seu caminho.
Aqui, destacamos os objetivos dos exercícios do nível básico e baseamo-nos naquele que é a nossa formação: Pilates Autêntico. É normal que se depare com variados formatos ou nomes de diversos “tipos” de Pilates. Aconselhamos que siga a forma mais original e fiel ao método e que se informe sempre acerca da formação de cada professor, antes de começar.
Os exercícios abaixo mencionados estão destacados no formato original e final, no nível básico. O facto da palavra “básico” parecer básico, não é bem assim. Neste caso é mesmo a base para que todo o método possa avançar. Não queira dar um passo mais à frente do que a perna. Compreenda como está o seu corpo e acredite, ele vai responder gradualmente.
Diferentes Tipos de Exercícios de Pilates
Hundred
É um exercício respiratório, aumenta o fluxo sanguíneo e a resistência abdominal. Por ser um exercício que ativa a circulação sanguínea é sem dúvida um dos mais importantes, pois prepara o corpo como forma de aquecimento para os exercícios seguintes.
Roll up
Tem como objectivo primordial a articulação da coluna, criando o alongamento da cadeia posterior e dá a perspectiva ao professor de avaliação da coluna vertebral.
One Leg Circle
É um excelente exercício para fortalecer a zona da anca, zona pélvica e lombar. É sobretudo um exercício lombar e psoático.
É a partir destes 3 exercícios que o Professor terá uma noção geral do seu aluno e conseguirá antecipar ou alterar os exercícios seguintes.
Rolling Like a Ball
É sem dúvida um descompressor e um exercício de controlo e equilíbrio. É um exercício de rolamento e alongamento lombar.
Single Leg Stretch
Este exercício tem como objectivo fortalecer a zona lombar. Permite ao professor perceber a simetria lombar. Foca principalmente a força e estabilidade da zona lombar, abdominal e região pélvica.
Double Leg Stretch
É um exercício respiratório e que junta todos os objectivos dos exercícios anteriores. Tem também como objectivo fortalecer a zona lombar e abdominal.
Scissors
Exercício de fortalecimento abdominal e da zona pélvica. Incide também no alongamento da cadeia posterior e na mobilidade da anca. Poderá funcionar como descompressor dos exercícios anteriormente executados.
Spine Stretch Forward
Exercício respiratório, sendo o último no Mat Básico. Permite um retorno à calma, abrandando o ritmo cardíaco e retirando alguma tensão da coluna para preparar o corpo para estar novamente em pé. Relaxa o corpo e é considerado um exercício de “limpeza sanguínea”.
É muito importante perceber que a cada exercício precede um outro e que a evolução do método se define pela qualidade de cada execução no exercício anterior. Pilates não é, na nossa ótica, uma coreografia ou um conjunto de exercícios, mas sim uma metodologia lógica e adaptada a cada corpo.