Melhore a sua gravidez com o pilates

Porque deve praticar pilates?

Esta prática física é excelente para a mulher durante a gravidez e até mesmo, imagine-se, depois de ter o bebé.

A prática de pilates envolve exercícios leves, pelo que não exige muito da pessoa fisicamente. É um trabalho de consciência, e também de bem-estarÉ benéfico para qualquer fase da gravidez. Claro que se tiver uma gravidez de risco ou se o seu médico aconselhar contra esta prática física não a deve fazer. Por isso é sempre bom consultar quem sabe e o seu médico, com certeza que o sabe!

Se estiver interessada em praticar pilates antes tem que passar por uma fase de avaliação. Não se preocupe, não dói nada! Esta fase serve para que o profissional que a irá acompanhar seja capaz de adaptar os exercícios o mais personalizado possível. Desta forma, situações de desequilíbrio e risco de queda podem ser evitadas.

treino pilates gravida porto.

Benefícios do pilates para grávidas

A prática de Pilates não provoca sobrecarga nas articulações e tem múltiplos benefícios durante a gravidez, no pós-parto e no parto.

Para que esteja mais a par das vantagens que esta prática lhe pode trazer a si e ao seu bebé apresentamos uma lista, onde os benefícios de Pilates estão apontados de um modo simples e compreensível:

  • Permite um ligeiro alongamento e um fortalecimento suave dos músculos da mulher;
  • Desenvolve uma melhoria da concentração;
  • Aumenta e melhora o equilíbrio e a coordenação;
  • Consegue um fortalecimento das pernas e dos braços, o que ajuda a suportar o sobrepeso típico da gravidez; 
  • Ajuda a ganhar mais vitalidade, permitindo que se sinta melhor física e psicologicamente;
  • Faz com que os níveis de stress e de ansiedade baixem, graças ao alívio de tensões;
  • Auxilia na melhoria da autoestima da mulher;
  • Fortalece o períneo, reduzindo a incontinência urinária. Ainda ajuda bastante durante o parto, pois melhora a capacidade de relaxar e dilatar os músculos;
  • Beneficia na recuperação pós-parto, já que acelera a cicatrização e ajuda a mulher a sentir-se mais concentrada e a aliviar determinadas tensões;
  • Diminui os inchaços dos membros inferiores e reduz as dores devido à melhoria da oxigenação e da circulação sanguínea.
Pilates e a gravidez

As aulas de pilates são boas tanto para a mãe como para o bebé. Além de serem um alívio para a mente são benéficas para a saúde da mulher e do bebé.

Lembre-se sempre que a aprovação do médico e principalmente a escolha consciente do Profissional de Atividade Física, são fundamentais.