Benefícios de Treinar Descalço

Treinar com ou sem calçado?

A generalidade do treino ou exercício físico, passa por momentos de constante estabilidade e instabilidade. Ao selecionarmos um tipo de treino é importante considerar vários factores e entre eles estão: a estabilidade, o suporte e a restrição de movimentos.
É, também, sabido que para determinado tipo de treino, cada vez existem mais variedades de calçado, uns mais apropriados que outros. Tendo em conta as suas propriedades, podemos usar o calçado que mais se adequa à atividade a realizar, contudo, devemos ter em conta que com o uso de sapatilhas desportivas, a nossa capacidade propriocetiva fica mais limitada, comparativamente ao treino descalço.

O que é capacidade propriocetiva?

A capacidade propriocetiva é a forma que o próprio corpo tem de avaliar a posição em que se encontra e, tem como objetivo, manter o equilíbrio perfeito quando o corpo está parado, em movimento ou sob esforço.

Treinar descalço traz benefícios?

26

O treino calçado pode tornar-se mais seguro tendo em conta a sua maior adaptabilidade no contacto com o solo, no controlo das amplitudes de movimento, consoante a altura do calçado, bem como na absorção de impactos no treino.
Por outro lado, ao treinar descalço, conquistamos uma maior capacidade propriocetiva e sensibilidade plantar.
Nesta escolha devemos ter alguns factores em conta. O primeiro, e o mais importante, será a individualidade da pessoa. É importante que esta se identifique e esteja disposta a fazê-lo.
Ter em conta o objetivo da sessão, a seleção de exercícios ou estímulos a oferecer, as limitações articulares ou mesmo a experiência de treino, são outros fatores a considerar.
Em todo o treino descalço é importante ajustar as cargas, o piso e a intensidade do treino.
É, por isso, importante perceber as nossas limitações, experimentar e experienciar. O nosso corpo irá, progressivamente, adaptar-se.

24

Vantagens e Desvantagens de Treinar Descalço

O aumento da capacidade propriocetiva, da sensibilidade plantar e, eventualmente, a redução de lesões associadas à corrida são algumas das vantagens encontradas ao treinar descalço.
Pode existir algum aumento de força muscular pela maior ativação dos músculos intrínsecos do pé e, por consequência, maior atividade da musculatura de todo o membro inferior.
Por sua vez, a exposição a microorganismos ou agentes infecciosos, as lesões associadas ao piso, maior desgaste articular, maior cansaço e aumento de transmissão de forças, através dos impactos, podem ser algumas das desvantagens do treino descalço.

Treinar descalço é válido?

Apesar, da escassez de referenciação bibliográfica sobre o tema, podemos concluir que o treino descalço é perfeitamente válido. Ainda assim, é importante ter em conta alguns fatores, de forma a reunir todas as condições necessárias que contribuam para uma experiência mais sensitiva. A escolha e a segurança dos exercícios pode fazer a diferença. As diferentes experiências vão oferecer-nos, também, diferentes respostas. Devemos treinar com o que temos, variar, aprender e evoluir com vista a uma maior e melhor longevidade.

IMG_5041

Diogo Monteiro
Personal Trainer Inspire Studio