Vitamina D

Poderá, o défice de Vitamina D representar um problema no nosso organismo?

Atualmente, a maior parte da população mundial encontra-se com défices de vitamina D ( < 30nmol/L), sendo encarado como um Problema de Saúde Pública em vários países da Europa.

Quais são as maiores fontes de Vitamina D?

15

A maior e principal fonte da Vitamina D é a exposição solar. No entanto, o estilo de vida hoje praticado pela maioria da população mundial, não permite a captação da irradiação UVB, promovendo, assim, a síntese de vitamina D3 (bioequivalente à vitamina D) a nível cutâneo.
Naturalmente, podemos encontrar a vitamina D na nossa alimentação através do consumo de:
- Vísceras de animas
- Peixes gordos (salmão, sardinha, arenque, bacalhau)
- Molúsculos e crustáceos
- Ovo

Ainda assim, o consumo frequente destes alimentos, pode não ser suficiente para suprir as necessidades diárias recomendadas.
Vegetarianos ou vegans, têm o seu consumo ainda mais comprometido, sendo necessário e recomendado a exposição solar diária de pelo menos 15 minutos e vigiar os valores séricos de vitamina D.
Deste modo, a suplementação direta ou indireta (alimentos enriquecidos) torna-se na solução mais pragmática para aumentar os valores no organismo.

17

O Papel da Vitamina D no Funcionamento do Organismo

O principal papel da vitamina D no nosso organismo, é a manutenção da massa óssea, uma vez que facilita a absorção de cálcio no intestino, diminuindo, assim, a probabilidade de desenvolver osteoporose.
No entanto, estudos recentes, indicam que a Vitamina D é um potencial imunomodulador, principalmente, em casos de doença gastrointestinal como Crohn e colite ulcerosa e, que, o correto aporte da mesma ( > 50nmol/L), diminui as crises inflamatórias e as consequentes hospitalizações.
A grande questão passa por decifrar se, este composto, administrado em doses superiores às recomendadas em indivíduos com doença gastrointestinal, será essencial e eficaz na diminuição da inflamação. Existem, também, novos estudos que indivíduos com uma vitamina D em níveis séricos dentro do recomendado tem níveis de proteína C reativa (marcador inflamatório), menores do que em indivíduos com vitamina D em concentrações séricas mais reduzidas.

Dica do Nutricionista:

Se gosta e costuma praticar exercício físico, aproveite para fazer Sessões de Treino Outdoor com a nossa equipa de Personal Trainers.

Os benefícios associados ao Treino Outdoor são inúmeros e, entre eles, estão a exposição solar e a absorção de Vitamina D.

Enquanto se exercita com a nossa equipa, para além do bom tempo, poderá usufruir da paisagem, beleza e tranquilidade do Parque da Cidade do Porto, que se situa a 150 metros de distância do nosso estúdio ou, então, da Praia que se situa a, apenas, 500 metros de distância.

Excelente! Não lhe parece? Aproveite esta época do ano para se manter em forma enquanto se bronzeia um bocadinho.

IMG_1885

Nuno Guimarães
(Nutricionista Inspire Studio)