Afinal, o que são as amêndoas?

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As amêndoas fazem parte dos frutos oleaginosos, também conhecidas como “frutos gordos”.
A sua composição é essencialmente rica em gordura, maioritariamente monoinsaturada, sendo também constituída por Vitamina E, Manganês, Magnésio, Cobre, Fósforo, Fibra, Vitamina b2 e Proteína.
Quando verificamos os benefícios nutricionais das amêndoas são, desde logo, bastante interessantes.
A literatura tem demonstrado que, a ingestão regular de amêndoas, tem sido associada à redução de doenças cardiovasculares, devido à diminuição do colesterol total, do LDL (low-density lipotrein), do processo inflamatório e da sensibilidade à insulina.
Para além disso, as amêndoas apresentam fitoquímicos na sua constituição, tais como: fitoesteróis e compostos fenólicos que lhe proporcionam um grande potencial antioxidante.
Deste modo, são uma boa opção a ter em conta na nossa alimentação diária.

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As amêndoas na Páscoa!

As amêndoas tradicionalmente consumidas nesta época, são as de chocolate, acabando por ter na sua constituição um elevado teor de açúcar comparativamente ao quase inexistente teor nas ditas "normais".
Vejamos e comparemos os valores nutricionais.

TABELA

Analisando os valores da tabela nutricional, verificamos que apesar das amêndoas naturais terem mais calorias por 100g, as mesmas, apresentam uma quantidade de açúcar substancialmente inferior, comparativamente com as restantes, com e sem chocolate.

Dica do Nutricionista:

A Páscoa é caracterizada pela sua confraternização, recheada da sua alimentação característica.
Por isso, esqueça a dieta por um dia e desfrute do momento, sempre com moderação!